Foto sem descrição

São Sebastião recebe o projeto Ações Urbanas Comunitárias neste sábado (23)

Transformar com baixo custo os espaços urbanos e fortalecer a relação entre governo e sociedade é o objetivo do projeto Ações Urbanas Comunitárias, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF). Por isso, neste sábado (23), São Sebastião receberá mais uma edição, que acontecerá na Praça da Vila do Boa, a partir das 8h.

Com o objetivo de revitalizar o espaço público, serão instalados bancos e lixeiras. Além disso, os moradores terão a oportunidade de transformar o ambiente em que vivem e torná-lo mais agradável com a pintura de fachada.

Os interessados em participar voluntariamente deverão comparecer no local e horário indicados. Em formato de mutirão, as ações somam a participação de profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, tanto da Companhia quanto voluntários, e dos moradores da comunidade local.

O evento também contará com apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB), Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM-UnB), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Administração Regional da cidade.

“De forma inédita estamos nos aproximando das Instituições de Ensino Superior (IES) para fortalecer a política habitacional de interesse social”, afirma o Diretor de assistência técnica, Mauro Rocha.

Desde que foi implantado, o projeto garantiu limpeza urbana, preservação do ambiente e apropriação do espaço público. Cerca de 5,2 mil famílias foram beneficiadas direta e indiretamente. Ao todo, foram realizadas 74 ações em diferentes cidades do DF.

“Ter a UnB como parceira na realização desta intervenção urbana demonstra a modificação dos responsáveis pelo espaço público, uma vez que também temos os moradores locais trabalhando de forma coletiva para beneficiar a todos", completou a coordenadora do projeto, Sandra Marinho.

 

Sobre o projeto

As Ações Urbanas Comunitárias fazem parte do Projeto na Medida e são subdivididas em três eixos: “Se Essa Rua Fosse Minha”, “Botando Verde” e “Reciclo Urbano”. O objetivo do primeiro é proporcionar uma nova relação da rua com os moradores, qualificando o ambiente público por meio da pintura de muros, fachadas e paradas de ônibus, além da criação de painel artístico.

O segundo planeja e executa, também em regime de mutirão, hortas e jardins, além de fazer a arborização dos espaços.  De forma sustentável, o “Reciclo Urbano” transforma pneus, manilhas, canos e caixas em bancos, brinquedos, jardineiras e lixeiras, modificando as áreas públicas com criatividade e baixo custo.

 

Serviço

O quê: Ação Urbana Comunitária

Quando: 23 de fevereiro, às 8h, em São Sebastião

Onde: Praça da Vila do Boa (ao lado da Escola Classe)

VOLTAR AO TOPO