Foto sem descrição

Gilson Paranhos participa de reunião do Conselho de Instituições de Arquitetura e Urbanismo

O presidente da CODHAB, Gilson Paranhos, participou, nessa segunda-feira (19), como secretário-geral do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), de reunião do Conselho de Instituições de Arquitetura e Urbanismo (CIAU 2020), na sede do IAB do Rio de Janeiro.  O encontro faz parte de uma série de eventos preparatórios para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA 2020), que acontece também na capital carioca.

Na ocasião, Paranhos apresentou a cartilha elaborada pela CODHAB sobre o projeto Ações Urbanas Comunitárias, dentro do trabalho de assistência técnica que a Companhia vem prestando desde o início de 2015, e que já se tornou referência nacional. 

O projeto transforma, com a participação da comunidade, lugares sem vida e abandonados em áreas de convivência e lazer, como parques e praças. “Em regime de mutirão, e de forma rápida e com baixo custo, o Ações mostra, na prática, o que governo e sociedade podem fazer juntos. É uma parceria que funciona e ocupa os vazios urbanos na periferia do DF”, explicou. 

A ideia de fazer o Manual, de acordo com Paranhos, foi para disseminar a prática e inspirar outros órgãos a aplicar o projeto. Só no Distrito Federal foram realizadas cerca de 40 ações em dez comunidades carentes. Nos eventos, há pintura de fachadas, muros e paradas de ônibus, confecção de bancos e brinquedos com pneus, plantio de mudas de árvores, arbustos e flores, além de oficinas gratuitas. 

Segundo o presidente da CODHAB, as ações acontecem justamente nas regiões onde há os postos de Assistência Técnica da Companhia. “Ali, nossa equipe está em contato diariamente com a comunidade, percebe suas carências, identifica suas necessidades. O arquiteto está na ponta e isso faz toda a diferença”, disse. 

A Assistência Técnica gratuita está prevista em lei (nº 11.888/2006). Famílias com renda de até três salários mínimos e que vivem em locais passíveis de regularização fundiária, declarados como de interesse social, têm direito a receber a prestação gratuita do serviço de projeto de arquitetura. A CODHAB, além de realizar os projetos de melhorias habitacionais, elabora projetos urbanísticos para as regiões onde atua. 

Durante a reunião, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães, e o presidente do CIALP, Rui Leão, assinaram acordo de cooperação em apoio ao programa de assistência técnica da CODHAB. 

Conheça o Manual aqui.

VOLTAR AO TOPO