Foto sem descrição

Presidente da CODHAB realiza palestra sobre assistência técnica em Manaus

A experiência da CODHAB será apresentada, mais uma vez, nesta quinta-feira (30), na 6ª edição do Seminário de Arquitetura e Urbanismo, promovido pelo CAU/AM em Manaus. O presidente da CODHAB, Gilson Paranhos, tem viajado por todo o país, a convite de Conselhos e Institutos de Arquitetura, além de órgãos públicos e universidades, para falar sobre a aplicação da Lei 11.888/08, que prevê assistência técnica gratuita em projetos de arquitetura para famílias com renda de até três salários mínimos. 

Com o tema ‘Assistência Técnica Gratuita em Habitação de Interesse Social’, o evento em Manaus tem por objetivo fomentar o debate sobre a participação dos profissionais de arquitetura nesses processos, além de estimular a formulação de arranjos produtivos capazes de se adequar às diferentes realidades locais.

Em sua palestra, Paranhos irá mostrar a atuação pioneira da empresa pública, que tem, hoje, dez postos de assistência técnica nas regiões mais carentes do DF. Cada posto conta com uma pequena equipe de profissionais que, além de desenvolver projetos de infraestrutura urbana de acordo com as necessidades da comunidade, realiza projetos de construção e melhorias habitacionais. 

O trabalho faz parte do projeto Na Medida, um dos eixos do programa Habita Brasília. Até agora a CODHAB já realizou cerca de 100 reformas e a previsão é realizar mais 1.900 até o final de 2018. “São pequenas intervenções que fazem toda a diferença na qualidade de vida dessas famílias, como reboco, acabamento em cerâmica nos banheiros e soluções que melhoram a iluminação natural e a ventilação das casas”, explica Paranhos. 

O auxílio técnico é colocado em prática depois de a CODHAB escolher e credenciar as empresas responsáveis pelas reformas nas residências, o que ocorre por meio de licitação. Atualmente a empresa vencedora recebe, por projeto, R$ 13.500,00 para realizar as melhorias. 

 

 

VOLTAR AO TOPO